Make your own free website on Tripod.com

 

HISTÓRIA DO AEROSMITH

Aerosmith, a melhor banda de rock de todos os tempos, foi criado em 1970, quando Steven Tyler com a sua banda Chain Reaction se apresentaram em Sunapee, NH. Lá Steven viu a banda Jam Band, formada pelo guitarrista Joe Perry e Tom Hamiltom, tocarem a música "Rattlesnake Shake" do Fleetwood Mac. Steven gostou do que viu e chamou os dois para formarem o Aerosmith. A banda foi completada mais tarde por Kramer e Brad.

A banda tocou por um tempo até assinar um contrato de U$125.000 com a Columbia Records. Seu primeiro album entitulado de Aerosmith, que contém Dream On e Mama Kin, não chegou a estourar nas paradas americanas, mas a balada Dream On foi um pequeno Hit e chegou a ser a música do ano em algumas rádios de Boston.

Em 74 foi lançado o Get your Wings, que contém Train Kept a Rollin' e Same Old Song and Dance, e apesar de ter feito mais sucesso que o primeiro disco ainda não fez tornar o Aerosmith em uma grande banda. Isso ocorreu quando eles laçaram o album Toys in the Attic considerados por muitos como o melhor disco da banda. Toys contém excelentes músicas que fizeram bastante sucesso como Walk this Way e Sweet Emotion. O álbum vendeu 6 milhões de cópias, e aproveitando esse grande sucesso eles relançaram a balada Dream On que fez um enorme sucesso alcançando o #3 na Billboard.

Em 76 eles lançaram o também excelente Rocks que repetiu o sucesso de Toys. O álbum foi bastante elogiado pela crítica e foi considerado como o melhor disco da banda. Rocks possuí ótimas músicas como Back in the Saddle, Last Child e Nobody's Fault.

Com o lançamento de Draw the Line em 77, o Aerosmith já começa a demonstrar uma queda em sua criatividade, apesar de o disco ter feito sucesso. Isso foi causado pelos abusos de uso de drogas e bebidas, principalmente por parte de Tyler e Perry conhecidos como Toxic Twins. Os abusos continuaram e a banda sofreu uma crise interna que fez Joe Perry abandonar a banda e sair em carreira solo após o album Night in the Ruts de 1979. Ele foi logo substituído por Jimmy Crespo. A situação piorou ainda mais com a saída de Brad Whitford que foi substituído por Rick Dufay em 1980. Com essa nova formação o Aerosmith lançou o Rock In a Hard Place que foi considerado bem inferior aos outros discos da banda.

O Aerosmith já não era o mesmo da década de 70 e começa cair no esquecimento do público. Steven Tyler tinha que ser arrastado para os shows e não conseguia mais compor músicas como antigamente. Essa situação continou até 1984 quando Whitford e Perry voltam para o Aerosmith.

Com a formação original, a banda sai em turnê durante um ano. Em 85 é lançado o disco Done with Mirros pela gravadora Geffen que não vende o esperado, demonstrando a péssima fase da banda. Steven Tyler sofre uma overdose e quase morre. Isso foi o sinal de que a banda precisava para se livrar das drogas. Numa cilada formada pelos integrantes da banda e o produtor Tim Collins, Tyler é levado contra a sua vontade para uma cliníca de desintoxicação. Em 86 a banda livre das drogas e embalada pelo grande sucesso da regravação de seu sucesso Walk this Way pela banda hip-hop Run DMC com a participação de Tyler e Perry no clip. A música alcançou o #4 na Billboard. Com o terreno já preparado, o Aerosmith se preparava para a volta ao estrelato mais famoso da história do Rock N' Roll.

Isso aconteceu em 87 com o lançamento de Permant Vacation. O disco superou as expectativas e fez a banda voltar ao topo das paradas com as músicas Dude ( Looks Like a Lady ), Rag Doll, e com a balada Angel que chegou ao #3 lugar na parada Billboard empatando com Dream On. O disco vendeu 5 milhões nos EUA. Para confirmar de vez a volta ao estrelato, em 89 foi lançado o Pump, e foi muito bem recebido pela critica e pelo público. O disco vendeu 7 milhões cópias apenas nos EUA, emplacando os hits Love in Elevator, The Other Side, a excelente balada What It Takes e a maravilhosa Janie's Got a Gun. Todas elas chegaram ao top 10 da Billboard.

Depois de um longo período sem lançar nada, em 93 o Aerosmith lança o seu disco mais vendido de todos os tempos: Get a Grip. O disco vendeu 14 milhões no mundo todo e emplacou a mais famosa triologia de clips na MTV. A triologia é formada pelos clipes Cryin, Amazing e Crazy, sendo Cryin eleito como melhor cilpe de todos os tempos pelo público da MTV americana.. Todos foram estrelados pela maravilhosa Alicia Silverstone e Crazy ,além dela, teve a participação de Liv Tyler filha de Steven. O disco ainda teve as excelentes Livin on the Edge e Eat the Rich.

Em 94 foi lançado o Big Ones que é uma coletânea das músicas mais famosas dos 3 ultimos discos, vendendo 4 milhões nos EUA. Em 97 após uma pequena crise interna é lançado Nine Lives. Durante as gravações do disco o produtor Tim Collins foi despedido e disse á imprensa que Tyler tinha voltado a se drogar. Steven negou a acusação. O pai de Kramer morreu e ele se afastou por um pequeno período da banda. Se isso tudo já não bastasse o disco foi recusado pela gravadora e eles tiveram que fazer tudo denovo. Foi nessas circunstâncias que o disco saiu e apesar de estreiar em #1 o disco logo caiu nas paradas vendendo 2 milhões o que é considerado pouco pelo Aerosmith. De qualquer forma o album contém ótimas músicas como Taste of India, Fallin in Love, The Farm, Crash e as baladas Hole im my Soul, Full Circle e a música Pink.

Mas em 98 o Aerosmith volta a se dar bem comercialmente. Com 4 músicas, sendo 2 inéditas, na trilha sonora do filme de maior sucesso do verão americano, a banda alcança pela primeira vez o #1 lugar na Billboard com a balada I Don't Want to Miss a Thing. A Trilha é do filme Armageddon que é estrelado pela filha de Steven, Liv Tyler. Em outubro do mesmo ano é lançado o excelente album duplo A Little South of Sanity contendo os maiores sucessos em versões ao vivo dos mais de 25 anos de carreira da banda. Para 2000, é esperado um novo disco da banda e um album de tributo ao Aerosmith .